
Um olhar analítico:
Artes plásticas no Metrô de São Paulo
Neste ensaio, tenho por objetivo apresentar o trabalho artístico realizado por portugueses, em solo brasileiro, e contribuir para o intercâmbio entre as culturas portuguesa e brasileira.
É com imenso prazer que lhes apresento o trabalho, de rara beleza, do artista plástico português David de Almeida, exposto na Estação Conceição do Metrô de São Paulo, na Capital de São Paulo, Brasil.
Esse relato baseia-se na pesquisa de campo feita por mim, em entrevistas com a jornalista portuguesa Margarida Botelho, e nas próprias criações do artista, sob a forma de um Catálogo, editado pela Editora Metropolitano de Lisboa.
Convido-os, assim, a deixarem seus olhos brilharem diante das expressões criativas de David de Almeida que, utilizando matérias brutas, cunhou, com harmonia e profundidade, o que lhe vai na alma. São imagens disformes, quase oníricas, buriladas para definir e transmitir o que povoa seu mundo interno.
Nessa viagem heroica, fantasmas foram empurrados para o nosso mundo, e as vivências de David, como artista, foram materializadas brilhante e intensamente, deixando transparecer, como que em poema, múltiplas linguagens: a emocional, a física, a cognitiva, a social e a cultural. É uma viagem ao encontro de fortes e movimentadas e, ao mesmo tempo, tocantes sensações.
A visão que emerge de sua obra é a de que, após cumprir sua heroica viagem interna, o artista retorna ao mundo real, revelando seu percurso, seus segredos, mostrando os labirintos percorridos com humildade e total desprendimento de si. Nesse retorno, como um herói viajante de mil faces, resgata sua pessoa e se propõe, novamente, a caminhar rumo a um contínuo crescimento, à pessoa humana inteira, dirigindo-se ao infinito, em círculos sempre ascendentes em busca de sua individualização. É um processo em que, a cada retorno sucessivo e diversificado ao ponto de partida, o artista nos comunica suas vivências por meio da sua arte, da sua humildade e do desprendimento, contribuindo para o desenvolvimento do humano em todos os aspectos e níveis. Ao espectador atento, a apresentação criativa do artista David reafirma o intrincado e complexo processo intercambiável, revelando-nos a pessoa de David de Almeida.
São Paulo, 17.VIII.2012.